MOSTRAR BARRA LATERAL
Sensor MAP – 3 Sinais de Alerta

O Sensores MAP e MAF são partes integrantes do sistema de gestão do motor. Nos motores modernos, o módulo de controlo do motor (ECU) mede ou calcula o fluxo de ar por meio de um sensor de fluxo de massa de ar (MAF) ou de pressão absoluta múltipla (MAP). Os motores com turbo podem usar ambos, mas normalmente usam um ou outro.

O que este sensor faz é enviar informações acerca da quantidade de ar que entra no motor, número de rotações por minuto e a temperatura do ar, para o ECU do veículo. Desta forma é possível saber qual a quantidade de ar e combustível adequada para que o motor funcione da forma mais eficiente possível.

Os sensores MAP falham ao ficarem obstruídos ou contaminados. Por vezes o calor do motor pode aquecer os componentes eletrónicos do sensor MAP ou danificar as linhas de vácuo. Se o sensor não funcionar de forma correta, os cálculos não serão bem feitos e o motor não funciona de forma correta.

 

Sinais de alerta do sensor MAP

Os sintomas de mau funcionamento deste sensor são bastante evidentes, caso que tenha notado alguns destes sinais, deverá ter reparado que algo de errado se passa com a sua viatura.

 

Potência Reduzida

Se o sensor MAP tiver algum erro, poderá determinar os cálculos de forma errada. Isto pode resultar em menos injeção de gasóleo para o motor, até poderá pensar que diminui o combustível e que seja positivo, no entanto, o motor perderá potencia em subidas ou ultrapassagens, por não ter combustível suficiente injetado. Outra consequência é o aumento da temperatura da camara de combustão, o que faz com que a poluição aumente.

 

Consumo de combustível alto

Por outro lado, o oposto também é possível acontecer, estando o sensor MAP com defeito, pode determinar a quantidade de combustível admitida maior que o normal. Isto causa um aumento no consumo de combustível e consequentemente a quantidade de emissões aumenta também.

 

Não passa na inspeção automóvel

Caso tenha o sensor MAP com defeito, não passará do teste de emissões na inspeção automóvel. Quando a quantidade de combustível não é bem calculada pelo sensor a emissões de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogénio.

 

O que posso fazer para testar o sensor MAP

Um sensor MAP é uma parte essencial do funcionamento do motor. Se sentir alguns destes sintomas comesse por verificar, se os conectores estão limpos e retos. Pinos corroídos ou tortos podem causar problemas de leitura.

Alguns sensores são ainda conectados através de uma mangueira, verifique se a mangueira está conectada e intacta, detritos na mangueira podem obstruir a leitura e assim dar leituras erradas.

Verificar se o sensor está corretamente ligado tanto na parte elétrica como na entrada de vácuo.

Uma boa ferramenta de diagnóstico é um aparelho OBD2 é uma ferramenta barata, mas poderosa, para detetar todos os tipos de problemas do motor, como o sensor MAP.