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Descarbonização e limpeza interna do motor do seu carro

Sente que o seu motor perdeu qualidades? Sente perda de potência em subidas ou em ultrapassagens? Barulho do ralenti irregular?
Provavelmente o seu carro precisa de uma descarbonização, saiba como o pode fazer em casa, evitando a ida a uma oficina, gastando centenas de euros.

 

O que é um motor carbonizado?

No interior dos cilindros são produzidas inúmeras pequenas explosões, de forma a queimar o combustível. Isto faz com que se depositem pequenos resíduos de “carvão”, em diferentes partes do motor, em válvulas de escape, no escape, cabeça do cilindro, no pistão e no coletor de admissão do escape.

Esta acumulação ocorre em média a cada 50.000km, dependo do tipo de estrada que o condutor faça. Poderá variar para menos caso enfrente transito no dia-a-dia, ou conduza em zonas rurais.

Contudo esta camada não é apenas produzida pela condução, o próprio óleo do motor trabalha a mais de 100°C, produzindo pequenas acumulações de detritos de “carvão”. Esta camada de “carvão” é prejudicial e nociva ao motor.

 

Sintomas do motor Carbonizado:

É importante prevenir e saber identificar se o seu carro precisa de uma descarbonização no motor. Para conseguir perceber isso fique atento aos seguintes sintomas:

  • O escape estoirar;
  • Marcha lenta irregular;
  • Perda de potência em subidas ou em ultrapassagens;
  • Pouca lubrificação no comando de válvulas;
  • Ruídos estranhos, como o ralenti irregular;
  • Formação pastosa no cárter e obstrução da bomba de óleo.

 

Como fazer uma descarbonização caseira do motor:

A solução ideal é a limpeza do motor. No entanto não é uma operação tão fácil quanto parece, pois, este processo envolve, o tratamento de injetores, válvulas, câmaras de combustão, coletores, e também da válvula EGR, o turbo, a linha de escape, incluindo catalisador, filtros de partículas, etc. É um processo demorado e com bastante mão de obra, daí o seu valor elevado. É recomendado para viaturas com uma acumulação grave de “carvão”.

Caso não tenha um caso de carbonização grave, poderá optar por uma fórmula caseira, com o auxílio de um produto químico. Esta operação demora cerca de meia hora e terá de fazer várias acelerações e substituir posteriormente o óleo do motor. O preço deste químico ronda os 20€, Ex: Forte Motor Oil Flush ou o Liqui Moly Engine Flush. Use um lugar ventilado para o efeito.

  1. Com o motor quente sem o desligar deite o líquido descarbonizador, no mesmo sítio onde põe o óleo para o motor. Deverá saber qual a quantidade de óleo que o seu carro leva para saber qual a medida certa de produto.
  2. O líquido começa a misturar-se com o óleo e assim percorrer todos os componentes do motor, produzindo através de um processo químico que dissolve as camadas de “carvão” nelas depositadas. De seguida deverá subir o as rotações do motor até ás 150rpm no caso de motores a gasolina e 1200 rpm no motor a diesel, mantendo a rotações constantes por 5min.
  3. Suba as rotações até a 2800 rpm em motores a gasolina e 1800 rpm em motores a diesel. Mantenha as rotações por 5min. Fazendo acelerações constantes de forma espalhar o líquido por todo o motor.
  4. Após os 5min desacelere de forma progressiva até atingir o ralenti. Mantendo ligado durante mais 5min.
  5. Repita o passo 3, mantendo o motor outros cinco minutos num regime de 2800 rpm num motor a gasolina e 1800 rpm num motor Diesel.
  6. Depois de terminado deixe o carro ligado durante cerca de 3min, antes de o desligar por completo. Depois de desligado, espere 10m, até o óleo descer até ao carter.
  7. Troque o óleo e o filtro, isto porque o descarbonizador faz com que o óleo perca as suas propriedades, deixando de lubrificar. Caso não o faça poderá ter uma avaria grave.

     

    Vantagens em fazer a descarbonização do motor

    • O automóvel consome menos combustível;
    • Redução até 70% das emissões de gases poluentes;
    • Aumento do desempenho do motor o que dá origem a mais potência;
    • Permite o aumento de duração de vida do automóvel.