MOSTRAR BARRA LATERAL
Coletor de escape – Sintomas

O coletor de escape, é a primeira peça do escape estando ligada diretamente ao motor. Este efetua a recolha dos gases provenientes da combustão, e expulsa para o exterior os mesmos, através do restante sistema de escape.

 

O que é o coletor de admissão e escape?

O coletor de escape fica situado na parte lateral da cabeça do cilindro, fixado ao mesmo através de uma junta de coletor de escape para garantir um ajuste perfeito. O coletor de escape é feito em inox ou em ferro fundido, para que possam aguentar temperaturas altas sem haver uma fuga, que possa reduzir o desempenho do motor.

 

O coletor de escape é uma rede de tubos unidos ao tubo de escape, que são responsáveis pela expulsão das emissões para o exterior

 

Funcionamento do coletor de escape

O coletor recebe a mistura de ar / combustível dos vários cilindros do motor. Realiza a recolha da mistura de cada um dos cilindros, seja de um veículo de 4, 6, ou 8 cilindros. Ou seja, é composto por tantos tubos como o número de cilindros, na outra extremidade estão ligados entre si. De lá os gases são canalizados para o catalisador, que atua como filtro e depois segue através do restante tubo de escape passando pelo silenciador até que seja libertado para a nossa atmosfera.

 

Quais os tipos de pneus

 

Coletor de escape rachado ou queimado – sintomas:

Um coletor de escape pode desenvolver fendas ou rachar, uma rachadura grande será visível a olho nu, no entanto caso seja pequena pode ser mais difícil de detetar. Isto acontece devido ao calor extremo que se faz sentir neste componente do sistema de escape e com as variações de temperatura a que este é submetido pode desenvolver rachaduras. Muitas vezes devido ainda à temperatura o coletor de escape pode ficar empenado e pode rachar.

 

Alguns dos sintomas do coletor rachado são:

 

Barulho no coletor de escape

Um coletor rachado faz por norma mais barulho, alguns dos gases de escape são forçados a sair pela fenda em vez de sair pelo escape. Este barulho pode ser mais pronunciado quando o motor está frio e pode ser qualquer coisa, desde um estalo ou um “assobio”. Com o carro a trabalhar pode abrir a tampa do motor e verificar se identifica um ruído incomum vindo do coletor.

 

Odores de escape

Devido ao facto de os gases de escape não percorrerem o sistema de escape por completo, estes não são filtrados devidamente, e o cheiro dos gases será mais intenso. Pode não ser percetível no interior do veículo, mas será percetível no compartimento do motor e as áreas em torno do bloco. Estas fugas de gases são potencialmente perigosas para a saúde dos ocupantes do carro.

 

Perda de desempenho

Um coletor não rachado ajuda a garantir uma que o motor recebe a adequada contrapressão (pressão desenvolvida pelo sistema de escape), um coletor com uma fuga poder prejudicar o bom funcionamento do motor. Em suma, um coletor rachado é um vazamento de vácuo e pode por em causa as funções do motor.