MOSTRAR BARRA LATERAL
Abate de carros em fim de vida: O que precisa de saber

Tal como nós, os automóveis também envelhecem. Mesmo tendo feito parte da nossa vida, acompanhando em várias aventuras muitas vezes durante décadas, chega uma certa altura em que estão condenados ao abate. Salvando alguns casos que podem ter valor como clássicos, ainda vão andar cá por mais uns anos.

 

Abater um veículo em fim de vida (VFV) requer algum cuidado, desde logo para garantir que os registos de propriedade e matrícula são cancelados. Não opte por uma sucata que não esteja devidamente credenciada, isso pode-lhe trazer problemas, por exemplo continuar a receber o aviso da Autoridade Tributária para pagar o Imposto Único de Circulação (IUC).

 

Além de ficar descansado, ao abater o seu veículo num centro de abate certificado garante que esta operação é feita de forma ambientalmente segura. Pode consultar o site Valorcar, que dispõe de uma lista distrital de centros licenciados para o abate de veículos em fim de vida.

 

Documentos necessários para o centro de abate de veículos

Ao entregar o seu carro para abate deverá ter consigo:

  • -Documentação da viatura, nomeadamente: Livrete e o Título de Registo de Propriedade (ou o Certificado de Matrícula);
  • -Apresentar bilhete de identidade / Cartão de cidadão e o cartão de contribuinte;
  • -Pedir o cancelamento da matrícula através do impresso modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que é disponibilizado pelo centro de abate. O impresso tem de ser assinado pelo proprietário do veículo e, se for uma empresa, a assinatura tem de ser reconhecida notarialmente.

 

Caso esteja tudo em conformidade o centro de abate emite um Certificado de Destruição, cujo o original fica na posse do proprietário. Desta forma o dono do de veículo fica com uma prova de que entregou o veículo a um centro de abate especializado ficando isento de quaisquer responsabilidades.

Após este processo o centro envia uma cópia do Certificado de Destruição e a documentação da viatura para o IMT que procede ao cancelamento da matrícula. Por sua vez o IMT comunica o cancelamento da matrícula à Conservatória do Registo Automóvel, que cancela o Registo de Propriedade.

 

Em caso de acidente grave é necessário o abate?

Em alguns casos os veículos podem ter um fim mais cedo do que desejamos, por via de um acidente. Se a reparação for economicamente viável, terá de passar numa inspeção tipo B.

Só podem voltar a circular caso seja aprovado nesta inspeção. Caso a reparação não seja viável ou não seja aprovado numa inspeção tipo B, o caminho seguem o caminho de um VFV (Veículo em Fim de Vida).

 

Quanto pode valer o seu carro num centro de abate?

O valor do seu carro num centro de abate de veículos em fim de vida pode variar, mediante o modelo a marca e o próprio centro de abate. Um carro completo e mais popular pode valer 150€. Se for um modelo cujas peças tenham muita procura, poderá a montantes maiores, na ordem dos 500€. Existem também centros de abate que não pagam quaisquer valores aos centros de abate.

O desmantelamento das viaturas nos centros de abate gera algum dinheiro através das vendas peças. Tudo o que forem componentes vendáveis são removidos e vendidos.

 

O carro irá passar ainda por um processo de descontaminação, de forma a eliminar materiais perigosos e tóxicos.

No processo de despoluição são feitos os seguintes procedimentos:

  • Remoção dos filtros de óleo, baterias e dos depósitos de gás e de petróleo;
  • Remoção do combustível (gasolina ou gasóleo);
  • Neutralização do airbag e dos pré-tensores dos cintos de segurança;
  • Remoção do óleo lubrificante da caixa da velocidade e do motor, do óleo dos sistemas hidráulicos, do fluído dos travões, do líquido de arrefecimento e do fluído do sistema de ar condicionado;
  • Remoção dos componentes com mercúrio e outros que estejam identificados nos termos do DL 196/2003.

 

No processo de desmantelamento é feito o seguinte trabalho:

  • Remoção de catalisadores, pneus e vidros;
  • Remoção dos grandes componentes de plástico e de componentes suscetíveis de reutilização (peças em segunda mão).