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Sinoblocos: sintomas e função

Os Silent Blocks também conhecidos como Sinoblocos, têm como função absorver as vibrações e os impactos da sua viatura. Podem ser encontradas dentro do sistema de suspensão do carro. Este componente anti vibrações, trabalha com as molas, barras de torsão amortecedores ou as barras estabilizadoras.

Esta é umas das peças encarregadas de unir o chassis os elementos principais da suspensão permitindo o movimento da viatura sem vibrações e ruídos.

 

A função dos Sinoblocos antivibratórios

O sinobloco dispõe de borrachas que ajudam na função de absorver vibrações, eliminar ruídos e impactos, minimizando as consequências que possam provocar. Com o passar do tempo e o desgaste normal que a borracha sofre, esta vai perdendo propriedades e pode mesmo romper, deixando de ser tão eficazes. Começando a passar ruídos para o interior do veículo.

O desgaste das borrachas e dos sinoblocos fica ainda mais agravado com a passagem por buracos e lombas na estrada, principalmente com uma velocidade elevada.

 

pneu run flat

Quando devem ser substituídos os sinoblocos

  • Regra geral deve mudar os sinoblocos deve ser feita ao fim de 100 mil km, caso a estrada esteja em más condições deve ser substituído antes.
  • Quando sentir o veículo instável e menos confortável de conduzir.
  • O padrão de desgaste do pneu é irregular, (pode também ser resultado de outras avarias).

 

Sintomas de desgaste dos sinoblocos

É importante que os sinoblocos estejam em bom estado para o funcionamento e condução do carro seja perfeito. Se estiverem demasiado desgastados ou danificados, irá sentir ruídos desagradáveis no interior do veículo, problemas na direção e suspensão do carro, instabilidade na condução e um desgaste desigual nos pneus.

O mais comum é o sinobloco partir na zona central e daí originar ruídos provocando instabilidade na direção, descaindo para o lado do sinobloco partido.

Deste modo é recomendável que faça uma revisão a estes componentes, de forma a evitar um arranjo mais dispendioso.

 

E quanto duram os sinoblocos?

Por norma deve ser mudado a cada 100 mil km, depende das estradas que conduz. Existem ainda marcas mais baratas que podem obrigar a mudar os sinoblocos mais cedo devido á qualidade ser inferior.

Sinoblocos de poliutereno ou borracha?

Normalmente o proprietário de veículo deve optar por um sinobloco idêntico ao de origem. No entanto pode optar por dois materiais distintos que apresentam características diferentes.

 

Sinoblocos de borracha

O material mais comum é a borracha. São mais baratos e fáceis de encontrar. No entanto têm a desvantagem de não resistir tão bem ao desgaste ambiental, com rachas na borracha devido a geadas por exemplo.

 

Sinoblocos de poliuretano

A desvantagem deste material em relação à borracha está no preço, sendo o seu custo mais elevado.  No entanto apresenta muitas outras vantagens como:

  • Trabalhar mais silencioso;
  • A condução do veículo fica mais suave;
  • Amortece melhor as vibrações;
  • Resistência ao desgaste ambiental maior.