MOSTRAR BARRA LATERAL
Sonda Lambda – Sintomas, Função e Preço

A sonda lambda é fundamental para o bom funcionamento de um motor a combustão. Graças a este sensor a poluição será inferior e a sua condução mais agradável.

A sonda lambda é também conhecida por sensor de oxigénio, como o nome indica, mede a relação de ar-combustível real e a relação ar-combustível ideal ou estequiométrica, de uma mistura perfeita.

Devido à presença do sensor lambda é possível afirmar que este ajuda na poupança de combustível assim como nas emissões de gases poluentes.

Por isso o sensor de oxigénio diminui a poluição dos motores decresce, proporcionando uma gestão eficiente do motor.

No final o objetivo é conseguir conjugar a potência, economia e emissões de combustível, aproximando o máximo possível de uma relação estequiométrica.

 

Sonda Lambda - para que serve

A função da sonda lambda consiste na medição do diferencial entre o teor de oxigénio dos gases de escape e o teor de oxigénio no ambiente. Isto é deteta os níveis de ar atuais nos gases emitidos de forma a saber qual a quantidade de combustível, que deve ser enviada para o motor.

A sonda transmite a gestão eletrónica que deve ser feita pelo motor, relativamente à diferença de gases no escape e no exterior, o que possibilita a realização do ajuste da quantidade de combustível a ser injetado para o motor.

Assim quando o valor é abaixo de um, indica que a quantidade de ar é inferior ao ideal, sendo uma mistura rica, quando o valor é acima de 1 indica que a quantidade de ar é superior ao ideal, sendo uma mistura pobre

Existem valores para que a proporção entre ar e combustível seja a ideal, no entanto o carro nem sempre atinge esse valor. Existem variáveis que condicionam esta proporção, nomeadamente temperatura, pressão ou humidade e até variáveis respetivas ao funcionamento do veículo como a temperatura do motor, o regime de rotações, variação de potência requerida.

Quais os tipos de pneus

Funcionamento da sonda lambda

O sensor lambda funciona a temperaturas elevadas, que rondam os 300°, o que inicialmente estabeleceu a sua localização perto do motor, perto dos coletores de escape.

Atualmente o sensor tem a sua própria resistência que possibilita o seu próprio aquecimento, encontrando-se normalmente perto do catalisador.

Em alguns carros detêm duas ou mais sondas, para que a eficiência na medição seja maior.

A sonda é constituída por dióxido de zircónio, que se trata de material cerâmico que quando atinge a temperatura de 300°, muda de estado convertendo-se num condutor de iões de oxigénio. Assim, a sonda irá conseguir reconhecer através de uma variação de tensão (medida em milivolts – mV) a quantidade de oxigénio existente nos gases de escape.

 

Sonda lambda sintomas

Sendo este componente de alta importância para o correto funcionamento do carro, deve ter em contas os seguintes sintomas:

  • Aumento do consumo de combustível;
  • Fumo preto libertado pelo tubo de escape;
  • Desenvolvimento do motor menor, em velocidades baixas;
  • Odor estranho no habitáculo ao conduzir;
  • Ativação da luz “Verificar Motor” no painel de instrumentos;
  • Perda de potência em velocidades altas.


É, no entanto bastante comum que problemas aliados à sonda lambda acabam por não estar efetivamente relacionados com a sonda, mas sim com erros da componente eletrónica do motor.

 

Preços sonda lambda

Caso surja alguma anomalia, é essencial procurar mão-de-obra adequada. Antes de determinar se é necessário proceder à sua substituição, o mecânico deverá descartar outras hipóteses que podem estar relacionadas. Para que o diagnostico seja o correto e não se proceda a trocas desnecessárias.

Existem diferentes tipos de componentes, que são desenvolvidos para diferentes modelos.

O preço médio de uma sonda lambda, está entre os 100€ e os 180€.