Que tipos de jantes existem e quais as diferenças
As jantes são fundamentais num veículo, principalmente em questões de segurança performance e equilíbrio do carro. No entanto são também bastante procuradas em função da estética do veículo.
Na construção de jantes são utilizados materiais de levada resistência, como ferro fundido, alumínio e magnésio. Sendo a utilização de certos materiais mais benéfica que outras e assim melhorando o desempenho do automóvel.
Quando pensa em trocar de jantes pode pensar na parte estética, mas principalmente na segurança do veículo.
Jantes de aço
É o tipo de jantes mais comum, presente em viaturas mais antigas ou de gama mais baixa.
São bastante resistentes e também as mais baratas do mercado. No entanto são mais pesadas e pouco apelativas. A quem use tampões de forma a disfarçar as jantes de aço, no entanto com um olhar mais atento nota-se que tipo de jante se trata.
São utilizadas caso sejam a única viabilidade económica sendo as jantes de liga leve preferíveis a estas.
Jantes em liga leve
Estas são jantes com foco na componente estética, têm a vantagem de terem um peso reduzido, que se traduz num melhor comportamento do carro. Este tipo de jantes permite poupar entre 10kg a 12kg no total, em relação a jantes de aço convencionais.
A redução do peso influencia o comportamento do veículo na estrada, melhoram o comportamento em curvas, assim como as acelerações e travagens, com a redução de peso suportado pela suspensão.
Outra vantagem é o arrefecimento dos travões, que por serem normalmente mais abertas e por serem produzidas em metais bons condutores dissipam de melhor forma o calor produzido nos travões, evitando o sobreaquecimento e perda de performance na travagem.
São mais delicadas perante impactos e pancadas, mas também mais difíceis de reparar. São ainda mais caras e mais propensas a roubos devido ao seu valor.
Jantes em fibra de carbono
É um liga metálica bastante resistente e leve, usadas principalmente em alta competição.
São capazes de suportar fortes impactos sem partir ou criar fendas no material. No entanto o seu custo é bastante elevado, por isso alguns fabricantes optam por incluir apenas algumas das partes das jantes fabricadas em carbono.
Chegam a ser cerca de 40% a 50% mais leves que jantes em alumínio, e podem reduzir consumos até 4%.