MOSTRAR BARRA LATERAL
Óleo no chão, o que pode ser? Como remover?

Tirou o carro da sua garagem e deparou-se com uma mancha de óleo no chão? A perda de óleo pode acontecer por diversas razões, tenha atenção para identificar qual a razão. Não demore demasiado tempo para levar o carro á oficina, pois poder tornar-se num problema maior.

A perda de óleo é um problema relativamente comum, que demonstra que algo não vai bem com o motor do seu carro. A primeira coisa a fazer é verificar quando foi feita a última troca de óleo. Óleo velho e sujo pode fazer com que perca o motor do seu carro.

Causas para a perda de óleo no motor

As razões para a perda de óleo no carro podem ser variadas, vamos analisar as mais comuns:

  • Juntas com folgas ou mal ajustadas: Todos os tubos do motor estão unidos com juntas, feitas em borracha, garantindo uma vedação eficiente.


  • Turbo: São cada vez mais comuns a existência de turbos em motores de baixa cilindrada. A lubrificação é essencial neste tipo de motores, por atingirem temperaturas mais elevadas no seu desempenho. Com o decorrer do tempo essas vedações podem ceder, o que deixa passar o óleo.


  • Junta da cabeça: Das possíveis avarias esta será a mais dispendiosa e perigosa. A função da junta da cabeça é vedar os cilindros e impedir que o líquido do refrigerador se misture com o óleo do motor. Se isso acontecer, o motor terá de ser desmontado e limpo, o que é bastante caro.


  • Parafuso do cárter: Este é um dos problemas mais comuns para um carro perder óleo. Este parafuso tem a função de vedar o sítio por onde se esvazia o tanque de óleo. Pode dever-se a uma pancada, causada por um buraco ou lomba. Se o parafuso estiver danificado podem haver gotas de óleo, que é bastante fácil e barato de resolver, sendo apenas preciso mudar o parafuso e a porca.


  • Peças menores: Pode existir uma mangueira rota e isso pode causar fugas. Para verificar basta ver se o motor está sujo. A resolução é bastante fácil e barata, sendo apenas substituir a mangueira em questão.

 

Formas de evitar a perda de óleo

A regra de ouro é estar atento ao nível do óleo do veículo e respeitar ao máximo as trocas periódicas do óleo, usando um óleo de qualidade.

Um óleo de qualidade irá lubrificar melhor todos os componentes, enquanto um óleo mais fraco lubrifica menos e causa mais atrito entre as peças, provocando mais desgaste e possíveis avarias. E também a mudança de filtro do óleo, cuja a função é purificar o óleo e mante-lo livre de impurezas.

mecanico numa focina a verificar o nivel do óleo



Como tirar uma mancha de óleo do chão

As manchas de óleo podem ser uma tarefa complicada de remover, tanto pela substância em si, como a superfície para absorve-la. O primeiro passo é tentar absorver o máximo de óleo possível, com papel ou panos velhos.

Existem algumas formas alternativas para limpar as manchas de óleo do chão:

  • Areia para gato: Funciona bem tanto para manchas molhadas como para secas, coloque areia sobre a mancha e esfregue com pé. Deixe assentar por algum tempo, de seguida varra a areia e repita esse processo mais uma ou duas vezes.

 

  • Pó de talco, detergente e água quente: Despejar o pó de talco sobre a mancha, esfregar com escova e deixar assentar por 24h. Remover o excesso, e por detergente, de seguida adicionar um pouco de água quente e esfregar por toda a extensão.

 

  • Bicarbonato de Sódio, Detergente e Água Quente: Fazer uma mistura de detergente neutro com bicarbonato de sódio, até formar uma pasta. Passar essa pasta sobre a mancha, e deixar atuar por 30m, em seguida remover o excesso e despejar um pouco de água. Esfregar até que a mancha seja removida.

 

  • Limão: O ácido contido no limão é excelente para isso, esprema 2/3 limões e deixe atuar por 10m e de seguida esfregue até atingir o resultado obtido.