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Encher os pneus com nitrogénio? Quais as Vantagens

Um pneu ajustado com as recomendações dos respetivos fabricantes garante uma condução, segura, confortável e com a economia desejada. A pressão correta garante uma maior longevidade dos pneus.

Habitualmente são enchidos com o ar que respiramos, que é constituído por azoto, oxigénio e água (vapor). O oxigénio e a água (vapor) têm um impacto negativo na pressão do pneu, por sofrerem variações de temperatura, contribuindo para um decréscimo de eficiência no consumo de combustível, menor manobrabilidade, duração dos pneus e segurança.

O azoto também chamado de nitrogénio, apresenta várias vantagens face o ar comum que é enchidos nos pneus. Não sofrendo alterações de pressão e é utilizado nos carros de fórmula 1 e em aviões.

 

carro na oficina a encher pneus


Vantagens

Existem efetivamente várias vantagens na utilização de nitrogénio/azoto, no enchimento dos pneus do carro.

Maior economia:

Sendo que a pressão do pneu tem menos variações ao longo do tempo, pode levar o carro a consumir menos combustível e consequentemente menos emissões de CO2.

Também como consequência da pressão do pneu, este irá ter menos desgaste ao longo do tempo.

As jantes conservam-se por mais tempo visto que não oxidam no seu interior, devido à ausência de oxigénio.


Maior segurança:

A condução do veículo torna-se mais segura, pelo facto da temperatura não variar a pressão dos pneus. Melhorando o comportamento do mesmo em condições mais extremas.

Reduz o risco de rebentamento do pneu, por ser um gaz inerte.

Ao manter a pressão em condições mais extremas de utilização o risco de sobreaquecimento e de baixa pressão é reduzido, o que melhora a capacidade de travagem e a estabilidade do veículo.

 

Vale a pena encher os pneus com nitrogénio/azoto?

Este é um processo mais utilizado em aplicações profissionais, como a aviação ou deportos automóveis de alta competição, quando uma pequena alteração da pressão pode por em causa a segurança das operações.

No entanto pode ser uma opção a ter em conta devido as vantagens que apresenta, o único ponto negativo pode ser o preço, que ronda os 2,40€ por pneu em média.