Quando trocar as velas de ignição do motor? Veja os sinais
As velas de ignição são um componente essencial, que garantem um bom rendimento ao motor e fazem uma ponte para outros componentes do seu carro. Portanto é de extrema importância que esteja em bom funcionamento.
O que é uma vela?
As velas de ignição são responsáveis pela ignição (como o nome indica), fornece uma faísca que dá origem à combustão, da mistura de ar e combustível. Dependendo do número de cilindros do seu carro, pode ser que tenha mais ou menos.
Tipos de Vela
Existem velas de ignição e velas de incandescência. As primeiras são utilizadas em viaturas a gasolina e as segundas a viaturas a Diesel. A sua função principal é igual nas duas, arrancar o carro.
No caso de velas de incandescência usadas em carros a Diesel, estas são de pré-aquecimento. A combustão do gasóleo, é feita por compressão na câmara de combustão e não por faísca. Daí que os problemas são mais recorrentes em viaturas a gasolina.
Qual é o momento certo de trocar as velas de ignição?
Os elétrodos têm um desgaste normal, que é comum. No manual de utilizador tem a informação de quando deve substituir as velas de ignição, e qual o tipo de vela. Por norma devem ser substituídas a cada 30.000 ou 60.000 quilómetros, mas existem exceções e com um elemento tão importante não vale a pena arriscar.
Sinais de que está na altura de trocar as velas
O consumo de combustível esta a aumentar?
Quando a combustão não é eficaz, resulta num aumento do consumo. Apesar de não ser a única razão para este problema, deverá verificar o estado das velas.
Não arranca bem ou não pega?
Uma das principais razões e mais obvias é a falta de bateria ou combustível, no entanto o problema pode estar nas velas. Na ausência de faísca e combustão, o carro não pega, ou demora mais do que o normal.
Tem falta de potência na aceleração?
As velas facilitam a aceleração e a alteração de mudanças, no entanto quando não estão em bom estado, nota-se no desempenho do carro. O carro desenvolve mais vagarosamente o motor e pode notar-se mais nas subidas.