MOSTRAR BARRA LATERAL
Para-choques: Dicas e Cuidados

Os para-choques são uma parte integrante e importante da sua viatura, protegem a parte dianteira e parte traseira da carroçaria e componentes mecânicos, de possíveis colisões que a sua viatura possa ter. Funciona também como parte decorativa.

Inicialmente os para-choques eram concebidos em metal, o que aumentava o peso e por vezes a dificuldade de reparação. Ainda continuam a ser utilizados em viaturas todo-o-terreno.

Atualmente são feitos em plástico, relativamente maleável, muitas vezes depois de um pequeno embate voltam a sua forma inicial, o que resulta numa durabilidade bastante maior. Reduzem ainda o peso total do veículo e facilitam a reparação ou substituição caso seja necessário. As suas características foram aprimoradas ao longo do tempo, nomeadamente questões aerodinâmicas e proteção contra peões, evitando serem postos debaixo das rodas em caso de acidente.

 

para choques de carro clássico em ferro com faróis e grelha


Dicas para para-choques

Sendo na sua maioria os para choques em plástico atualmente, e por não ser um material de particular de longevidade como metal, apesar da resistência a embates e peso reduzido. Existem algumas dicas e cuidados a ter em conta como:

•   Evite conduzir de forma agressiva em estradas mais acidentadas.
•   Não faça a montagem do para choques num ambiente frio, pois alguns plásticos ficam mais frágeis com o frio e podem partir.
•  Não limpe o para-choques sem água, para evitar riscos.
•  Sensores de estacionamento podem ser montados em qualquer carro e podem evitar alguns toques indesejados.
   Pode ainda aplicar uma pelicula protetora na superfície ou revestir com uma tinta de proteção.

 

Como detetar defeitos no para-choques

Para detetar danos no para choques é possível faze-lo com uma simples inspeção visual. Pode notar eventuais problemas através dos seguintes sinais:

homem inspeciona para choques dianteiro de carro


•   O para choques não está devidamente alinhado. Onde se pode ver um espaço visível entre o para choques e os faróis. Pode indicar um parafuso partido.
•   Durante a condução o para choques emite vibração e ruídos, especialmente em estradas difíceis. Pode ser resultado do suporte partido, ou dos fixadores.

 

Causas para defeitos nos para choques

Os danos mecânicos, por exemplo arranhões, fissuras, rachadelas, causados no para choques surgem maioritariamente de choques com outras viaturas, passar por cimas de obstáculos como passeios, lombas ou devido a estradas de má qualidade. Estes danos podem ser maiores se o condutor tiver uma condução mais agressiva.

Além disso o para choques é também exposto a variações de temperaturas altas, humidade luz solar direta, degelo, todos estes fatores no decorrer do tempo podem danificar significativamente o para-choques.

Por isso é importante inspecionar regularmente e estar atento aos sinais de desgaste dados pelo mesmo.