Diferenças entre pneus de inverno, verão e todas as estações

Conheça as principais diferenças entre os três tipos de pneus, com utilizações diferentes e qual se adequa mais ás suas necessidades.
No nosso país nunca existiu muita a tendência de usar pneus de inverno, isto porque na realidade não existem grandes razões para o fazer, de vido as condições climatéricas.
No entanto são frequentemente usados em carros importados, pois vêm com os pneus postos desde o seu país de origem. Muitas das pessoas não sabem que os têm.
Pneus de verão
Estes pneus são sem dúvida os mais populares em Portugal, durante todo o ano, devido à temperatura que se vive na maior parte do território nacional.

São especificamente concebidos para temperaturas acima dos 7°C, normalmente a borracha utilizada proporciona bastante aderência tanto em pisos secos como molhados, desde que acima das temperaturas indicadas.
São também bastante utilizados em veículos de alto desempenho, como os desportivos, por terem uma grande aderência e agilidade, oferecendo uma melhor resposta em curvas e travagem. Por terem estrias de banda de rodagem com menos profundidade apresentam uma maior estabilidade quando levados ao limite.
No entanto os pneus de verão, são bastante menos eficazes abaixo dos 7°C, de uma forma constante, especialmente em pisos molhados. O pneu revela-se muito menos aderente, precisando de uma maior distancia para travagem.
Deve optar por pneus de verão quando:
• Pretende maximizar o desempenho do seu veículo durante os meses mais quentes.
• Vive numa zona do país onde os invernos têm temperaturas acima dos 7°C, o que muitas vezes não acontece em todo o território Português.
• Tem um automóvel desportivo de alto desempenho.
Pneus de Inverno – Características
Para um olho mais destreinado, podem não repara nas diferenças entre pneus de verão e inverno, no entanto existem bastante e muitas vezes não são visíveis a olho nu. Cada pneu possui uma série de características que foram concebidas para lhe oferecer a maior segurança em temperaturas e pisos mais adversos.

Alguns modelos apresentam contêm sílica, conferindo á borracha uma zona cortante para a neve escorregadia. Outros contêm ainda outro material semelhante a cristais que agem como pregos, para garantir uma maior aderência ao gelo.
Os pneus de verão endurecem abaixo dos 7°C, o que resulta numa perda de aderência, enquanto os pneus de inverno, são feitos com um composto mais macio. Em vez de deslizarem sobre o gelo, curvam-se e adaptam-se à estrada.
Os pneus de inverno apresentam estrias de banda de rodagem mais profundas, que os de verão, para que consiga dissipar a água de forma mais eficiente. Permanecem macios e flexíveis mesmo com temperaturas baixas, mesmo abaixo dos 7°C.
Deve optar por um pneu de inverno quando:
• Pretende maximizar o desempenho durante os meses mais frios.
• Vive numa zona onde os invernos são mais rigorosos.
• Pretender fazer uma viagem a uma zona onde neva.
Pneus para todas as estações - Características
São pneus híbridos que podem ser usados entre -10 °C como a 30 °C.

Apresenta algumas semelhanças entre os dois modelos, sendo mais macio que um pneu de verão, mas não tão macio como um pneu de inverno. Apresenta estrias de banda de rodagem mais profundos que os pneus de verão e menos que os de inverno.
Não substitui um pneu de inverno para condições de neve mais rigorosas. Nem a performance e estabilidade de um pneu de verão.
No entanto os pneus devem estar em ótimo estado, para que se consigam adaptar da melhor forma tanto a uma situação como a outra.
Deve optar por Pneus para todas as estações quando:
• O Inverno não é muito rigoroso.
• Não tem um carro de alta performance.
• Vive país onde as temperaturas não são muito extremadas, nem para o calor nem para o frio.
Posso usar pneus de Inverno no Verão?
Legalmente pode, no entanto não é aconselhado que o faça. Os pneus de inverno sofrem um maior desgaste, que resulta em menos segurança. Da mesma forma que não se deve usar pneus de verão na neve, não deve também usar pneus de inverno no verão. Os perigos associados são uma diminuição na distância de travagem e perda aderência.