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Junta da cabeça queimada: Sinais e Consequências

A junta da cabeça, também conhecida como junta da colaça, trata-se de um componente localizado entre os cilindros do motor que por sua vez faz a ligação do bloco à cabeça do motor.

O seu objetivo é vedar perfeitamente a câmara de combustão, permitindo ao automóvel gerar a compressão adequada e conter os gases de escape, garantindo o funcionamento eficiente do motor.

Isto é, faz a separação do óleo de lubrificação do motor e da água que o refrigera, impedindo que estes dois líquidos se misturem.

A sua composição pode ser de diversos materiais, ligas metálicas, compostos a base de cortiça ou outros materiais que sejam impermeáveis e resistentes a elevadas temperaturas.

Para que a junta da cabeça ou junta da colaça opere da melhor forma possível é importante que o material se encontre nas condições ideais para evitar a entrada de óleo ou água nos circuitos errados.

 

Junta da cabeça queimada

A junta da cabeça do motor sela perfeitamente o bloco do motor à cabeça do motor. Isto significa que a junta do cabeça do cilindro contem gases de combustão muito quentes e a alta pressão, enquanto o líquido de refrigeração, que pode estar à temperatura ambiente ou à temperatura normal de funcionamento do motor.

Devido à alta pressão e ás grandes flutuações de temperatura, não é raro que a junta da cabeça do motor desenvolva fugas ao longo do tempo. Este problema pode ocorrer com maior incidência dependendo do modelo do carro e do tipo de junta da cabeça do motor utilizado.

Esta problema pode ser das avarias mais dispendiosas que um carro pode ter. Caso a junta da cabeça esteja danificada ou desgastada, é fundamental a reparação imediata, isto porque mais cedo ou mais tarde irá afetar o motor.

Existem diversas causas para este problema, que conhecendo os principais sinais de alerta e as consequências, podem ser facilmente evitadas. Acompanhe os restantes tópicos e saiba o que pode causar a junta da cabeça ou junta da colaça queimada.

 

Junta da cabeça queimada: Principais sintomas e consequências

Os sinais de alerta nem sempre são fáceis de detetar, o que faz com que por vezes seja uma tarefa árdua de executar. Se conseguir identificar atempada estes sintomas pode evitar despesas indesejadas assim como danos irreparáveis no motor.

 

Quais são os sintomas de uma junta de cabeça queimada?

  • Sobreaquecimento

      Uma das principais razões e mais fáceis de detetar é o sobreaquecimento do motor. Isto acontece pela necessidade do motor em adicionar líquido de refrigeração ao motor, o que pode resultar também numa perda de potência.

      Ao perder o líquido de refrigeração no cilindro e havendo a injeção de gases quentes no sistema no sistema de refrigeração, a temperatura sobe a uma temperatura mais elevada que o normal.

       

      • Perde de Potencia

      Pode manifestar-se em alguns carros com perda de potência. Uma junta de cabeça queimada permite que os gases de combustão escapem do cilindro e diminuam a potência produzida por esse cilindro específico.

       

    1. Fumo branco
      1. A quantidade de fumo e a cor pode também denunciar a presença de problemas relacionados com a junta da cabeça. Se notar a saída de muito fumo, pode estar perante um caso em que o líquido de refrigeração passou nos cilindros, queimando e transformando-se em vapor e por sua vez em fumo branco.

         

        • Avaria no Radiador

          Devido ao sobreaquecimento o radiador também sofrerá e pode avariar-se. Isto pode ocorrer porque a qualidade tanto do líquido de refrigeração como a água, podem formar calcário, ficando depositado no radiador, obstruindo a passagem do ar. Isto irá afetar a refrigeração do motor e a sofagem da viatura.

           

          Como saber se a junta da cabeça do motor está queimada

          Regra geral uma junta da cabeça queimada é sinonimo de uma fatura avultada, a sua principal preocupação será evidente, quando detetar que a luz da temperatura se encontra acesa e acima dos 90 graus.

          O método infalível e que lhe irá dar a certeza de que se passa definitivamente alguma coisa com a junta da cabeça é usar um detetor de perda de gases.

          Ao utilizar este método do diagnóstico de pressão no circuito de refrigeração, será possível detetar a existência de gases do motor no circuito.

          Caso não pretenda fazer o teste, mas continue a sentir alguns dos sintomas, é aconselhável substituir a junta da cabeça o mais rapidamente possível, de forma a evitar que os problemas sejam ainda maiores.

          Tenha em conta de que água misturada com óleo do motor, pode resultar num motor gripado, que é uma das avarias mais graves e dispendiosas de um carro e cujo os sintomas nem sempre são fáceis de detetar.

           

          Substituição da junta da cabeça queimada?

          Caso detete defeitos ou danos na junta da cabeça, a sua prioridade deve ser proceder á substituição o mais rapidamente possível para uma peça nova preferencialmente.

          Para isso deve dirigir-se a uma oficina da sua confiança e qualificada para este serviço, sendo uma substituição morosa e que requer bastante conhecimento.

          Esta peça é essencial para o bom funcionamento da sua viatura, garantido maior longevidade da mesma ao longo do tempo.

          É crucial que se preste atenção aos seus sintomas, para evitar danos irreparáveis no motor.