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Suspensão a ar, Funcionamento Vantagens e Desvantagens

A suspensão a ar foi criada há mais tempo do que se imagina, o primeiro automóvel a usar esta tecnologia foi em 1920 pelas mãos do francês George Messier. E o primeiro automóvel “moderno” equipado com o sistema foi o Cadillac Eldorado Brougham, em 1957.

A principal diferença entre um sistema de suspensão a ar e um sistema tradicional com molas, é que numa suspensão a ar, a altura do carro pode ser regulada e melhora bastante o conforto da viatura. Enquanto num sistema de molas e amortecedores a altura é fixa.

 

Quais os tipos de pneus

O que é a suspensão a ar?

Uma suspensão a ar, é um estilo de suspensão que trabalha com base num compressor, que bombei a ar para os foles da suspensão, feitos em borracha reforçada, que por sua vez suportam a viatura.

As suspensões a ar, são uma tecnologia que evolui bastante ao longo do tempo, no entanto os princípios básicos mantêm-se ao longo do tempo. Uma bolsa de ar designada de mola pneumática que substitui as molas helicoidais e controlos solenoides, que efetuam a gestão do movimento.

Os foles pneumáticos substituem por completo uma suspensão convencional, o carro tem molas helicoidais ou molas pneumáticas. O peso do da viatura é sustentada não por molas mas sim pelo ar comprimido dentro dos foles.

Daí a necessidade da existência de um compressor de ar, para que consiga bombear o ar necessário para dentro dos foles, nomeadamente quando o condutor do carro pretende adaptar a altura e necessidades de conforto da viatura.

 

Qual o funcionamento da suspensão a ar

Numa suspensão a ar as molas de metal são substituídas por molas pneumáticas (foles em borracha) que atuam independentes umas das outras. Em conjunto com os amortecedores conferem uma maior estabilidade ao carro.

Desta forma, no modo manual, a suspensão a ar permite adequar a altura da viatura do chão. No modo automático o próprio algoritmo da suspensão adequa a altura e rigidez, avaliando fatores como a velocidade, aceleração, inclinação e outros.

A suspensão pneumática adaptativa permite adaptar a folga para melhor aerodinâmica e manuseio da viatura, minimizando o centro de gravidade.

 

Manutenção de suspensão a ar

As suspensões a ar requerem uma manutenção periódica que pode ser feita durante a manutenção rotineira da viatura.

Disto isto alguns dos parâmetros a verificar são:

  • Linhas de ar e conexões, de forma a identificar possíveis fugas;
  • Folga adequada ao redor das molas pneumáticas quando cheias;
  • Altura adequada da suspensão;
  • Amortecedores identificar sinais de vazamento de fluidos hidráulicos, conexões buchas ou cilindros com desgaste;
  • Aperto de porcas e parafusos, mediamente os valores apresentados pelo fabricante;
  • Válvula de controlo de altura, confirmar se funciona corretamente, limpe ou substitua se necessário.
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Problemas da suspensão a ar

Os problemas de uma suspensão ar podem não parecer muito significativos, no entanto podem causar falhas graves na suspensão, no entanto existem forma de os evitar:

 

Vazamento de molas de ar

Os componentes de borracha, da suspensão, sofrem desgaste ao longo do tempo, ficando a borracha ressequida originando buracos e consequente perda de ar nos foles.

Para perceber se a sua suspensão tem este problema, pode circular numa estrada mais acidentada e perceber se a suspensão tem a capacidade de absorver os impactos e irregularidades.

Pode reparar se o compressor está sempre a trabalhar, isto porque se houver uma fuga este vai estar sempre a trabalhar.

Caso exista uma fuga um pouco maior irá notar que o carro está mais baixo na mola que tem a fuga ou estará mesmo em baixo.

 

Compressor de ar danificado

O compressor tem a função de encher a molas de ar. Se não estiver sobrecarregado, em que o seu trabalho seja constante, irá conduzir a um maior desgaste do mesmo em menos tempo.

Uma forma de determinar se o compressor está a trabalhar corretamente é verificar se a altura do carro está na altura correta, caso esteja abaixo do normal, pode indicar de que o compressor não está a trabalhar corretamente.

 

Humidade excessiva no sistema

Um sistema que trabalha ar e inevitável a presença de humidade, no entanto se for em excesso pode provocar a corrosão dos materiais. Pode verificar a existência de ferrugem nos componentes da suspensão, é a forma mais fácil de confirmar a existência de humidade a mais.

 

Vantagens e desvantagens de uma suspensão a ar

Vantagens:

  • Maior conforto de condução, diminuindo ruídos e vibrações da estrada;
  • Adequação da suspensão à superfície da estrada, permitindo curvar a velocidades mais altas;
  • A altura a que o carro fica do passeio é adaptada tendo em conta a velocidade e carga do veículo;
  • Caso a viatura esteja carregada, uma suspensão a ar oferece melhor resistência, devido a conseguir manter a altura do carro toda uniforme, independentemente do sítio da carga.

 

Desvantagens:

  • O custo inicial de instalação como de manutenção é superior ao de uma suspensão convencional;
  • Consumo de combustível para o bombeamento do compressor com ar;
  • A possível existência de fugas, dada pelo do desgaste das borrachas pode resultar num mau funcionamento;

Mesmo com alguns problemas que podem resultar deste sistema, as vantagens podem superar as desvantagens.