Filtro de partículas quando mudar ou reparar com Preços
O filtro de partículas passou a ser um elemento obrigatório a instalar nos automóveis produzidos a partir de 2009, com a função de reduzir a quantidade de gases do tipo COx.
Os filtros de partículas também conhecidos como FAP e DPF têm o intuito em cumprir com as regras de emissões estipuladas pela União Europeia, por forma a satisfazer a norma Euro 6c.
Os próximos tópicos deste artigo podem fazê-lo poupar centenas ou até mesmo milhares de euros. Fique a saber o que é, para que serve e quando deve ser mudado.
O que é um filtro de partículas diesel
O filtro de partículas é um dispositivo cerâmico que tem como função a retenção das partículas sólidas produzidas pelos motores a diesel, que pode ser encontrado no tubo de escape do veículo. Ou seja, encontra-se localizado entre a linha de escape dos motores turbo-diesel (passando este componente, atualmente, a estar presente em todos os motores a gasolina modernos), por forma a evitar a emissão de partículas nocivas para a atmosfera.
Desta forma, assim que o filtro fique repleto com estas partículas poluentes, o sistema fica incumbido de efetuar a incineração das mesmas, para que não sejam libertadas para a atmosfera, reduzindo deste modo as emissões poluentes mediante um processo designado como regeneração, permitindo a redução do nível de emissões poluentes.
Pela sua sensibilidade e desgaste pode representar alguns efeitos negativos na eficiência e autonomia do automóvel.
É importante estar atento a alguns sinais e sintomas que o veículo pode apresentar e, assim, evitar reparações mais dispendiosas.
Como funciona o filtro de partículas nos automóveis diesel?
O filtro é composto por inúmeros canais porosos paralelos, canais esses onde metade têm a entrada aberta e a saída fechada, e a outra metade a entrada fechada e saída aberta. Sendo necessário que os gases transponham esses canais porosos, para que possam sair do filtro.
De forma à eliminação do carvão, o filtro teria de aquecer até aos 600ºC. De referir que, esta temperatura só pode ser alcançada nos veículos de motor a diesel que estejam munidos com turbocompressor.
Existem ainda fabricantes que usam um aditivo em alguns motores. Este método facilita a libertação de partículas acumuladas no filtro, tendo o nome de regeneração passiva.
Um outro método é a regeneração ativa, neste procedimento a mesma força a injeção de combustível adicional mediante um injetor extra que procede ao aquecimento dos gases.
Filtro de Partículas Entupido – Sintomas
Quando o filtro de partículas começa a dar problemas isso traduz-se num mau funcionamento no motor, luzes de aviso acesas e até a subida do nível do óleo por injeção de gasóleo. Isso ocorre especialmente se os percursos em que veículo é normalmente utilizado possuem uma componente urbana muito forte, o que compromete os desejáveis ciclos de regeneração.
- Luzes de avaria
O primeiro indicador de problemas com o FAP é a permanência de uma ou mais de luzes de avaria, acesas: luzes de advertência do FAP, do motor ou da resistência constantemente acesas ou a piscar poderão indicar problemas no filtro de partículas.
As causas do problema podem ser várias: sensor de pressão diferencial, sensor de temperatura, sonda lambda, tubos da pressão diferencial danificados, falta de aditivo no depósito, filtro muito obstruído ou danificado são as mais comuns.
- Problemas no sistema de escape
O mau funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape (EGR) vai poluir mais rapidamente o FAP e pode resultar numa perda de potência.
Um funcionamento deficiente no sistema de injeção também provoca uma maior produção de fuligem, turbo desgastado ou com funcionamento deficiente que contaminarão o filtro com hidro- carbonetos.
- Lubrificação do motor
Um nível do óleo muito elevado, que ocorre em motores com o filtro de partículas muito colmatados, poderá conduzir a uma regeneração ativa constante.
Como esta regeneração ativa usa um excedente de gasóleo para aquecer o escape, ao fazê-lo muitas vezes este gasóleo consegue aos poucos escorrer pelos cilindros e depositar-se no óleo do motor.
O óleo torna-se muito fino devido a diluição com gasóleo, impedindo uma boa lubrificação de todos os componentes podendo levar à gripagem parcial de alguns componentes do motor, principalmente turbo, cambota e bielas.
- Consumos de combustível
Por último existe ainda outro sinal de que o filtro de partículas pode ter uma avaria, é o aumento do consumo de combustível. Que se deve ás constantes regenerações feitas pela viatura.
Como fazer regeneração do filtro de partículas e os preços
Substituição do filtro de partículas por um novo original da marca
Vantagens: Mantém a qualidade original.
A ter em atenção: Problemas novamente a médio prazo em caso de percursos citadinos e a longo prazo com uma condução de estrada.
Custo médio: A partir de 1000 euros e até 2000 euros
Substituição do filtro de partículas por um recondicionado ou novo de marca branca
Vantagens: Mais barato que um filtro de partículas novo de origem.
A ter em atenção: Ciclo de vida inferior face a um filtro de partículas novo de origem.
Custo médio: A partir de 500 euros.
Eliminação do filtro de partículas
Vantagens: Deixa de ter problemas com o filtro.
A ter em atenção: A remoção do filtro por si só não garante a passagem na inspeção. Para que tal ocorra, a empresa que fizer o serviço terá de garantir os restantes parâmetros ainda se encontram dentro dos valores legais.
Custo médio: A partir de 299 euros até 880 euros.
Regeneração forçada ao filtro de partículas
Vantagens: É mantido o filtro de partículas original, através de uma regeneração “artificial” numa oficina.
A ter em atenção: Poderá apenas adiar o problema. Em alguns casos sendo uma regeneração, o óleo degrada-se mais facilmente por diluição de gasóleo, podendo ser necessária a sua substituição.
Custo médio: A partir de 100 euros.
Limpeza ao filtro de partículas
Vantagens: Caso se encontre em condições de proceder à sua limpeza, na sua grande maioria fica funcional.
A ter em atenção: Existem filtros em que a limpeza não é possível: caso o filtro esteja partido, derretido ou contaminado com óleo de motor devido a um turbo partido. A luz de aviso do filtro de partículas poderá manter-se acesa, durante alguns quilómetros, após o filtro limpo.
Custo médio: Entre 100 euros e 150 euros.