Alternador não carrega – Sintomas Causas Conselhos
O pensamento mais comum, quando o carro não arranca ou não dá sinal, é de que o problema está na bateria, no entanto a dificuldade em arrancar pode estar relacionada com o alternador ou no motor de arranque.
Função do alternador de um automóvel
A função do alternador é converter a energia mecânica em energia elétrica, que carrega a bateria e por sua vez alimenta toda a parte eletrónica da viatura (rádio, luzes, ar condicionado, limpa para-brisas, etc).
Qualquer falha na bateria pode evidenciar na realidade um problema no alternador. Além disso convém confirmar também problemas na correia de transmissão, pois os sintomas de avaria são bastante idênticos.
Alternador avariado – Sintomas e Conselhos
Luz da bateria ou do alternador acesa no painel
O alternador serve para repor a energia na bateria, logo se a luz da bateria tiver acesa pode ser um sinal de que o alternador não está a funcionar corretamente, não significa de que terá de alterar o alternador, uma vez que poderá ser só um problema nos cabos elétricos. A única forma de saber isso é testar o alternador numa oficina especializada.
Dificuldade ao ligar o veículo
O primeiro sinal e o mais evidente de que algo não está bem com a bateria, é o carro não arrancar. Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente.
Ruído anormal
Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.
Saiba ainda como identificar ruídos da sua viatura.
Ar Condicionado não liga
Se o ar condicionado não ligar pode ser um sinal de que o alternador não está a gerar energia suficiente, no entanto não confunda com o problema do ar condicionado não fazer frio, confira aqui soluções e causas para esse problema.
Vidros elétricos mais lentos
Os vidros elétricos da viatura ficam mais lentos na tanto na subida como na descida, pode ser outro sinal de que o alternador carrega pouco.
Capacidade de iluminação reduzida
Caso note que as luzes do habitáculo do veículo estão mais fracas, a luz do painel parecem mais escuras e os faróis perdem o alcance, é provável que a bateria não está a carregar bem (outro sintoma de avaria do alternador).
Alternador automóvel avariado: causas
Uma falha na bateria pode dever-se a deixar as luzes ou rádio ligado durante demasiado tempo. Mas quais as razões para o alternador deixar de funcionar?
Novos componentes elétricos
Instalou novos equipamento eletrónicos no carro, como um novo sistema de som, um alarme, ou substitui alguma peça que necessite de mais energia qua a original e o alternador não está preparado para gerar essa energia.
Deixar a bateria descarregar
Ao deixar a bateria descarregar vai exigir mais do alternador para compensar a falta de energia presente na bateria. Se este processo acontecer repetidas vezes poderá exigir demasiado do alternador e fazer com que avarie.
Correia do alternador avariada
A correia do alternador em borracha tem uma vida útil, podendo ficar ressequida e partir. Pode dever-se à falta de uso ou a demasiados km’s percorridos. Alguns modelos têm a correia em metal, no entanto deverá consultar o manual de utilizador para saber qual a sua vida útil.
Componentes do alternador desgastados
As escovas do alternador, rotor, bobina, placa, polia ou hélice danificada, são tudo peças que fazem parte do alternador que podem avariar devido ao seu desgaste com o uso. No entanto normalmente não compensa substituir cada uma delas, mas sim substituir o alternador por um todo.
Avaria no regulador de tensão
O alternador tem uma tensão adequada de funcionamento, no entanto se essa tensão for demasiado alta (acima dos 15 volts), provoca uma sobrecarga em todo o sistema elétrico.