MOSTRAR BARRA LATERAL
Servo Freio - O que é?

O servo freio é considerado uma bomba de vácuo, que tem como objetivo, minimizar a força aplicada no travão, multiplicando a força feita pelo condutor no pedal.

Sem este componente torna-se muito difícil abrandar o carro, dado que serie necessário imensa força para travar o carro.

Ou seja, o servo freio atua ativamente sob a força aplicada no pedal de travão e é reforçada através de um sistema de vácuo para diminuir a força aplicada.

 

Quais os tipos de pneus

Servo Freio – Como Funciona

O servo freio é composto por uma membrana flexível, em que um dos lados o ar é retirado por via de uma bomba (carros a diesel) ou através de vácuo produzido pela entrada de ar no motor (motores a gasolina).

Assim é criada pressão dentro da camara do servo freio, sendo que o ar foi retirado.

Desta forma quando é pressionado o pedal de travão é acionado o servo freio, a membrana é deslocada e divide as duas camaras. Após a membrana ser movida e devido á diferença de pressão, a força executada no travão é multiplicada.

Este processo despoleta ainda mais força no travão, depois do óleo da bomba central ativar as bombas mais pequenas nas rodas da viatura.

 

Servo Freio – Tem como principal desígnio

Existem dois tipos de servos freio, sendo que os mais utilizados na grande maioria das viaturas é a vácuo. Existem ainda sistemas com hidráulicos que equipam veículos de segmentos não muito populares e que funcionam com a acumulação de força no motor através de uma bomba de alta pressão.

No entanto a sua principal função é comum a todos minimizar a força feita pelo condutor para que o carro tenha o poder de travar o carro com menos esforço mesmo em situações de perigo.