Quando mudar os pneus?
O estado dos seus pneus poder ser uma das maiores garantias de segurança que poder ter em relação ao seu carro. Por isso é de extrema importância estar atento aos sinais de desgaste dos seus pneus.
São os pneus que permitem o andamento da viatura e são o único ponto de contacto entre o carro e o solo. São eles também que contribuem para o conforto.
Há que verificar o seu estado, se a pressão está correta se não apresentam danos, não só num circuito mais pequeno e quotidiano, mas principalmente antes de uma viagem longa. Caso não estejam em boas condições deve trocar os pneus, ou reparar.
Que tipos de pneus existem?
Antes de abordar mais propriamente o tema, de quando trocar os pneus do seu carro. Recordamos que existem diferentes tipos de pneus, para diferentes exigências.
Pneus de Verão: Talvez o tipo mais comum em Portugal, são concebidos para temperaturas acima dos 7°C. A melhor performance em superfícies secas e molhadas.
Pneus de Inverno: Ao contrário dos pneus de verão são feitos para utilizações abaixo dos 7°C. São usados como substituição dos pneus de verão no Inverno.
Pneus para todas as estações: Têm se tornado cada vez mais populares este tipo de pneus, pela sua conceção híbrida. Apresentam uma mudança significativa principalmente para utilizadores de apenas pneus de verão.
Pneus para automovíeis 4x4: Este tipo apresenta uma tração melhorada para condições mais adversas, nomeadamente lama, neve ou terra.
Sinais a ter em atenção para troca de pneus
Os pneus estão no limite legal de desgaste
Sendo o principal composto do pneu a borracha, sendo um material de desgaste, este atinge o seu fim. O limite lega por lei é de 1.6mm de profundidade.
A maioria dos pneus possui indicadores de desgaste, de forma a verificar se o pneu tem o piso raso. São pequenas barras de borracha rígidas, observáveis quando o piso baixa até ao mínimo, que facilitam a perceção: abaixo desse valor é desaconselhável seguir viagem.
Os pneus não são os adequados
Outro fator a ter em conta é o tipo de pneus, é importante ter em conta se temos os pneus adequados para a nossa viatura. Pode consultar essa informação através da calculadora de pneus e jantes. Os quatro pneus devem também coincidir, no modelo pressão e calibragem.
Os pneus estão danificados
A necessidade de colocar o pneu sobresselente ou de usar o kit de reparações é imperiosa nestas situações. Há furos, no entanto, que, pela sua extensão e localização, não são passíveis de reparação.
Razões que podem a levar aos pneus se danificarem podem ser várias, entre elas: buracos, obstáculos, lombas, acidentes. Deve ter atenção a perdas de ar, existência de pregos e ás tampas de válvula. Caso sinta que os pneus apresentam danos reais, deve consultar um profissional.
Marcas de envelhecimento
A duração do pneu não é previsível pelo facto de que existem vários fatores a contribuir para isso. Como por exemplo, a temperatura, velocidade, tipo de condução, óleos ou outros produtos químicos podem definir se os pneus estão velhos de mais para circular.
Quando se deve mudar os pneus?
Um dos principais fatores a verificar, é a vida útil dos pneus, que varia de marca para marca.
Os construtores de pneus assinalam que máximo podem durar até 10 anos, no entanto em média os pneus devem ser mudados de 5 em 5 anos, ou ao fim de 40.000 km. Depois disso devem ser verificados de ano a ano.
Só um olhar vigilante nos pneus e uma condução defensiva, podemos garantir por prolongar a vida útil dos pneus. Apesar de por vezes ser uma alteração cara, acabamos por garantir a nossa segurança e das pessoas que se cruzam connosco na estrada.