MOSTRAR BARRA LATERAL
Pneus Run Flat - Vantagens e desvantagens

Certamente que ouviu falar neste termo, no entanto o seu significado pode ainda ser desconhecido para alguns. Por isso conheça aqui as características e quais as vantagens e desvantagens deste modelo de pneus.

 

Características dos pneus Run Flat (RFT):

A tecnologia Run Flat tem como principal objetivo minimizar o risco de acidentes de viação, permitindo ao condutor chegar a uma estação de Além disso ao conseguir circular com um pneu sem pressão (de forma limitada) pode não incluir o pneu suplente, poupando assim espaço e combustível.

É um tipo de pneus que permite ao condutor do veículo circular mesmo com perda de pressão no pneu, mantendo o pneu unido á jante, mesmo em curvas mais apertadas. Isto oferece uma maior segurança ao veículo, e a quem circular nele, em comparação a pneus convencionais.

Foi descrito pelo ADAC de Alemanha – o maior clube de automobilismo da Europa – como “a primeira grande revolução em desenho de pneus desde a sua invenção”.

O pneu não se deforma na lateral, pois são reforçadas e o condutor não perde o controlo ou perda de direção em nenhum momento.

 

pneu run flat

Legenda: interior de pneu Run Flat

 



Tipos de Pneus Run Flat:

Auto-Vendante: Possuem uma camada selante (como o nome indica) permite ao pneu manter a pressão em caso de um corte ou furo mais pequenos. No caso de ser um furo bastante profundo ou um corte grande, o auto vedante não fará grande efeito.

Paredes Reforçadas: As paredes laterais são reforçadas, suportam o pneu na eventualidade de um furo e perda de ar. Isto evita o esmagamento da parede lateral entre a jante e a estrada e consequente saída do pneu da jante. Estes pneus são de alta resistência.

Anel de apoio: Alguns modelos ainda possuem um anel especial que é ficado no aro da roda e suporta o peso do automóvel em caso de perda de pressão. Estes pneus permitem percorrer até 320Km. Não limitam a velocidade do veículo mesmo depois de perfurados. Normalmente são usados em veículos blindados, como os veículos oficiais do Estado.

 

É denominado de diferentes formas pelos fabricantes, fique aqui com alguns exemplos:

Dunlop - DSST.
Pirelli, BridgeStone, Firestone - RFT.
Nokian - RFT e RF.
Yokohama - RF e ZPS.
Continental - SSR e CSR.
Michelin - ZP.
Goodyear - ROF e EMT.
BF Goodrich - SSS.
Kumho - XRP.
Toyo - TRF.

  

ilustração pneu run flat

Legenda: ilustração do interior de pneu Run Flat



Vantagens de pneus Run-Flat (RFT)

Mobilidade
Em caso de perda de pressão, ou um pneu furado não terá de o trocar numa berma, podendo circular entre 50 a 250 quilómetros, dependendo do fabricante, a uma velocidade máxima de 80 km/h. E poderá dirigir-se até a uma oficina mais próxima para resolver o problema, sem comprometer a segurança do veículo.

Segurança
Com perda de pressão no pneu, o pneu mantém-se unido á jante, mesmo em curvas mais apertadas. Isto oferece uma maior segurança ao veículo, e a quem circular nele, em comparação a pneus convencionais.

Uma vez que pode circular mesmo com perda de pressão não tem de mudar o pneu numa berma de estrada o que por vezes pode ser perigoso. Tem assim tempo para se dirigir a oficina mais próxima.

Mais espaço e menos consumo
Como foi dito e podendo estes pneus circular furados, não tem como obrigatoriedade incluir um pneu suplente na viatura, sobrando assim mais espaço e menos peso que se traduz num decréscimo de consumo.

 

Desvantagens de pneus Run-Flat:

Custo
Comparado ao valor de pneus convencionais, o custo de um pneu com esta tecnologia pode ser até duas vezes mais caro.

Incompatibilidade
Este tipo de tecnologia não é compatível com todos os modelos. O carro tem de estar homologado para o efeito e a jante tem de ser especifica.

Reparação
Em caso de furo, um pouco mais profundo, perto do reforço por norma a reparação pode não ser possível.

Disponibilidade
Por ser um pneu mais específico, fica difícil de encontrar com abundância este tipo de pneus no mercado para certos modelos. Devido a sua escala de produção e daí também o valor dos pneus ser superior.