Jante não calibrada: Causas e Soluções
À medida que pisa o acelerador a uma velocidade contínua, nota que o volante e assentos começam a vibrar? Esta sensação aumenta à medida que acelera? É claro, que algo se está a passar com a sua viatura. Uma das principais causas para este problema é uma jante não calibrada devidamente.
Uma jante não calibrada pode provocar vibrações indesejadas na viatura, dependo da zona onde sente a vibração pode ser possível descobrir em que eixo tem o problema. Caso sinta o volante a vibrar possivelmente serão as jantes dianteiras, caso a vibração se faça sentir nos assentos indica para o eixo traseiro do carro.
O que é o equilíbrio das jantes?
A roda da sua viatura é composta pela jante e pelo pneu. Tanto a jante como o pneu precisam estar os dois perfeitamente alinhados, para que rodem da forma mais uniforme possível. Para que isso aconteça é necessário eliminar ou corrigir, forças e inércias que possam estar a causar.
Quando os carros saem de fábrica vêm equilibradas, no entanto quando é trocado um conjunto de pneus esse equilíbrio, necessita de ser feito novamente e encontrar esse centro geométrico novamente. Colocando o pneu na jante de forma correta e adicionando pequenos contrapesos nas jantes.
Como é que as rodas se desequilibram?
Os motivos que causam este desequilíbrio podem ser vários, sendo o mais comum a perda dos contrapesos acima falados, passar por algum buraco ou a pressão inadequada dos pneus. Nestas situações a solução passar por desmontar as rodas e voltar a equilibra-las numa máquina de calibração.
O equilíbrio das jantes não é um processo dispendioso. No entanto necessita de material específico. Por isso será necessário dirigir-se ao seu mecânico para que possa diagnosticar e resolver o seu problema.