Como identificar ruídos da sua viatura
Quando nos deparamos com um som invulgar no carro, é porque o carro está a dar-nos um sinal de que irá dar problemas em breve. Dependendo do tipo de barulho pode indicar diferentes causas. Se é um barulho metálico, bater constante, a origem do mesmo, se vem do habitáculo ou da parte inferior da viatura. Preste atenção aos seguintes avisos, e saiba quando se dirigir a um mecânico.
Quando identificados estes problemas com antecedência, o custo de resolução dos mesmo pode ser bastante inferior, do que solucionados mais tardiamente.
Neste artigo iremos falar de alguns alertas e suas prováveis causas. Acompanhe!
Pneus estridentes
Muitas vezes ouvimos um ruido vindo dos pneus a curvar a baixa velocidade. Um pensamento comum é de que pode ser resultado do atrito do pneu com o chão, no entanto pode evidenciar um desalinhamento da direção. Pode comprometer a estabilidade do veículo, e desgaste desigual dos pneus.
Travões a chiar
Sempre que trava ouve um som agudo é emitido. É um barulho bastante comum e indica necessidade de troca de pastilhas, ligado ao tempo de imobilização do veiculo.
Ainda em relação a este problema de estiver a procura de um carro usado, durante o test drive preste atenção a este barulho, pois é de fácil identificação.
Problemas no arranque do carro
O som/comportamento mais comum e fácil de identificar, é ao dar à chave sentir que o carro está com pouca vontade de começar a trabalhar. Isto pode ser causado por não andar com o carro há algum tempo, ou caso esteja uma manhã fria. Se esta situação se repetir em diferentes momentos, pode indicar a troca de bateria. Troque assim que possível.
Som proveniente da parte aerodinâmica
Ruídos resultantes da parte aerodinâmica do carro são igualmente comuns. Quando ao acelerar sentir uma vibração na passagem do ar, pode indicar de que peças como para-choques ou protetores de rodas, podem estar fora do sítio.
Correia estridente
É um som bastante comum que remete para problemas na correia dentada do carro. Geralmente esse barulho é percetível até da parte exterior do carro. É normalmente ouvida ao arrancar com o carro ou durante a aceleração do carro.
Ao ouvir este ruido deve dirigir-se a um mecânico de forma a fazer o diagnóstico com maior precisão. O problema pode dever-se à correia estar seca, que pode ser resolvido com um spray, ou falta de tensão da mesma, que será necessário a sua substituição.
Som metálico
Sons metálicos são também bastante comuns e podem ter várias proveniências. Caso venha das rodas, podem ser os rolamentos. Caso o ruido seja mais evidente quando passa por buracos na estrada, o problema pode ser da suspensão ou a direção. Se o ruído for oriundo da parte traseira do carro, pode indicar que a falha está presente no sistema de escape, no catalisador ou silenciador.
Ruído Irregular do motor
Relativamente ao ruído do motor em ponto morto, caso este tenha um ritmo irregular, o problema pode ser proveniente das velas de motor ou filtro de gasóleo. Se o som que ouvir for um “tique-tique” constante, deverá ser uma situação com o ajuste de válvulas. Deverá dirigir-se a um mecânico.
Problema com o ar-condicionado
O ar-condicionado é uma parte integrante do carro que garante maior conforto. Ruídos diferente do habitual são sinais de que precisam de alguma manutenção. É importante dar atenção para evitar arranjos trocas ou arranjos caros.
O barulho principal é o efeito sonoro contínuo que aparece ao ligar o ar-condicionado. Normalmente indica que o compressor não está a funcionar devidamente.
Identificar e arranjar um sistema de ar condicionado estragado previamente, pode evitar a troca de todos o sistema o que pode ser bem dispendioso.
Como evitar o aparecimento de barulhos no motor
A identificação de barulhos no carro que não existam antes significa o aparecimento de problemas e gastos inesperados. Muitos deles causados pela degaste natural do tempo. Outros podem ser evitados com alguma prevenção e adoção de algumas medidas simples no dia-a-dia. Veja algumas delas!
Troque o óleo com regularidade
Obedecer ao prazo de troca de óleo é umas das obrigações mais importantes para quem deseja manter o seu veículo em perfeitas condições. Ultrapassar este período pode criar uma borra, gerando mais atrito no funcionamento do motor e desgaste antecipado.
O intervalo varia entre 5 mil a 10 mil quilómetros, dependendo da viatura.
Respeito o peso do automóvel
No manual do veículo tem o limite suportado pelo veículo, de forma a não comprometer a estrutura e segurança do veículo. As causas podem ser em diversas partes da viatura:
Pneus: Além do desgaste ser maior, e muito mais rápido a redução de estabilidade e má de formação dos pneus podem também ser evidentes.
Suspensão: O sistema de suspensão quando posto a uma sobrecarga, resulta no desgaste dos componentes.
Travões: Estando o veículo em esforço o desgaste dos travões é também maior. Acelerando o desgaste das pastilhas ou do tambor.
Evite maus hábitos de condução
A forma como a viatura é conduzida também afeta a conservação do veículo. Estamos a falar de pequenos hábitos que muitas vezes, são adquiridos sem nos apercebermos. Mas basta um pouco de atenção para eliminá-los, mantendo o seu veículo longe de avarias por mais tempo. Veja quais precisa de banir:
Travagens e arranques mais bruscos, aceleram o desgaste do motor e das pastilhas de travão, assim como o consumo de combustível.
Conduzir o carro na reserva: Pode causar a queima da bomba elétrica de combustível, as impurezas que permanecem no fundo do depósito podem ser prejudiciais ao motor.
Movimentar a direção com a viatura imobilizada, essa ação gera força no sistema hidráulico levando a um maior desgaste.
Luzes de motor, não devem ser ignoradas, é sinal de que existem problemas mesmo que não seja imediatamente sentido, deve dirigir-se a um mecânico de forma a fazer um diagnóstico à viatura.