MOSTRAR BARRA LATERAL
Como preparar o seu carro para uma viagem longa

O carro continua a ser o meio de transporte de eleição quer seja para viajar, lazer ou trabalho, tanto pela liberdade que oferece como pela sua utilidade.

Com uma viagem planeada é importante que tenha a sua viatura nas perfeitas condições. Afinal de contas ninguém quer ficar parado com algum problema longe do seu local de residência.

Para que a viagem corra bem e sem imprevistos deixamos aqui alguns dos fatores que deve prestar atenção, antes de seguir viagem.

 

  • Organizar roteiro de viagem – Pesquise qual o melhor percurso e planeie antecipadamente, de forma a calcular as paragens, abastecimento e refeições, e saber qual o tipo de percurso que prefere, com menos ou mais portagens.

 

  • Verificar documentosDeve confirmar se tem os documentos necessários atualizados, como a carta de condução o seguro, documentos de identificação pessoal.

    Em relação ao seguro, caso mude de país deve verificar se o país é abrangido pelo seguro. Pode vê-lo no verso da carta verde, caso isto não se verifique, pode pagar à seguradora uma extensão da cobertura para os dias em causa.

 

  • Revisão – Caso faltem poucos dias para a revisão, considere fazê-la um pouco antes, para viajar mais tranquilo e seguro. Veja também quantos km’s faltam para trocar peças importantes de desgaste, como por exemplo filtro de ar ou a correia de distribuição.

 

  • Água do motorVerifique se há água suficiente, e se está em boas condições. Alguns modelos de automóvel usam líquido refrigerante. Confirme que tipo de líquido o seu carro usa. A sua função é de arrefecer o motor, numa viagem longa o a sua temperatura irá estar alta durante mais tempo, pelo que esta etapa é bastante importante.

 

  • Óleo do motorVerifique também o nível do óleo e se não existe nenhuma fuga. Pode também confirmar quando será a próxima muda de óleo do carro, caso se justifique pode fazê-la antes do tempo.

 

  • TravõesOs travões são um dos componentes a verificar de maior importância, com eles podem evitar acidentes. Verifique se ao carregar no pedal a resistência que oferece é normal, (nem muito duro nem muito macio), e se trava na altura desejada. Com a ajuda de um profissional pode confirmar ainda se está calibrado, travando de igual forma em todas rodas.

 

  • Verifique os pneusDeve medir a profundidade restante do pneu, a forma mais correta para o fazer é com o auxílio de uma ferramenta especifica para o efeito. Caso não disponha, pode tentar perceber com outra ferramenta de medida. Saiba quando mudar de pneus. 

    Tenha em conta de que o mínimo permitido por lei são 1.6mm de profundidade, sendo este valor bastante critico para a segurança do veículo. Uma profundidade de 4mm já é o suficiente para o carro entrar em aquaplanagem. Outra questão importante é que o seu desgaste é desigual, portanto deve medi-lo em diferentes zonas.

    Ainda em relação aos pneus deve verificar a sua pressão, e verificar se está de acordo com os dados do fabricante, tenha ainda em conta de que se o carro estiver carregado, deve respeitar os valores indicados pela marca para o carro carregado.