MOSTRAR BARRA LATERAL
Como limpar jantes corretamente e deixa-las como novas

Como já deverá ter reparado as jantes do seu automóvel sujam-se bastante rápido. Isto poderá acontecer devido aos discos de travão, á areia, ao sal e até o alcatrão, podem danificar o alumínio das suas jantes.

Sem uma manutenção periódica as jantes poderão estragar-se de forma irreversível devido á corrosão do metal.

Existem diferentes métodos de limpeza de jantes enquanto alguns proprietários de viaturas optam por uma limpeza mais pormenorizada, outros procuram uma forma mais rápida e eficaz. Embora uma forma mais rápida pareça melhor, por vezes existem produtos que podem danificar as suas jantes, se usados de forma incorreta, ou demasiadas vezes.
Isto introduz ao tópico de hoje, “Como limpar as jantes corretamente e deixa-las como novas” Ao longo do artigo iremos explicar as formas mais recomendadas de limpar as suas jantes.

 

Duas formas de limpar a jantes


Etapas de como lavar jantes


Na verdade, existem duas maneiras diferentes de lavar as jantes, um método mais rápido e fácil usando um produto químico em spray, deixa-lo atuar e depois pulverizar com água. Ou a melhor forma envolvendo o uso de produtos mais suaves para automóveis ou spray de limpeza para jantes, escovas adequadas e um desengordurante forte como o mistolin.

 

Diferentes tipos de produtos para limpezas de jantes

Nem todos os produtos são formulados de igual forma, alguns têm um PH mais ácido e são altamente eficazes para remover sujidade nas jantes. Normalmente têm um PH em torno dos 5.5 a 6, sendo o PH neutro 7. No entanto um PH mais ácido pode ser prejudicial para as jantes, principalmente se forem de liga leve ou cromadas.

Existem, no entanto, outros produtos mais suaves, normalmente contam com PH mais neutros a base de espuma, que removem a sujidades dos disco de travão da estrada, através da sua aplicação e escovagem.

Embora o spray tenha um PH neutro, quando em contacto com a sujidade do travão (pó ferroso) o PH altera para um PH mais ácido. Como tal não deve ser usado em superfícies quentes ou á luz direta do sol.

 Lavagem de jantes como lavar jantes


O produto degrada os agentes ferrosos presentes das pastilhas e discos de travão. Embora esse efeito seja reduzido quando borrifado com água, não fica 100% removido. É necessário usar um sabonete ou detergente auto de forma a remover por completo.

Dito isto se usar um produto de remoção de agentes ferrosos faça-o rapidamente usando detergente ou desengordurante para interromper a reação química, que podem danificar os travões.

 

Qual a melhor forma e mais correta de limpar as jantes

Então qual a forma mais correta da limpeza de jantes e pneus? Bem como a maioria dos projetos de manutenção, deve usar-se os produtos, ferramentas e métodos certos.



Prepare os utensílios

 detergente para limpeza de jantes


O primeiro passo é juntar todos os utensílios necessários, apesar de alguns tipos de jantes serem diferentes e exigirem diferentes tipos de material, há alguns que são comuns a todos os tipos.

  • Balde de lavagem;
  • Luva de lavagem de microfibra;
  • Escova macia à prova de arranhões;
  • Spray de limpeza (não ácido);
  • Detergente automotivo desengordurante;
  • pH neutro, shampoo automotivo sem cera (se você tiver jantes revestidas em cerâmica)


Etapa 1 – Pulverize as jantes com água

Idealmente o uso de uma máquina de pressão é o mais preferível de forma a retirar e a soltar contaminantes endurecidos.

 Enxaguar jantes lavar jantes


Etapa 2 – Limpar a jante com spray

É importante seguir a instruções exatas de cada agente de limpeza. Algumas formulações pedem apenas a aplicação do spray, repouso e enxaguamento. Outras requerem fricção com uma escova de limpeza.

 lavar jantes com spray detergente


Etapa 3 – Lavar jantes com shampoo ou sabonete auto

Os produtos químicos para rodas podem ser seguros, no entanto não é desejável que permaneçam na superfície da jante durante muito tempo especialmente se tiver jantes cromadas ou de liga leve. Como tal é recomendável o uso de um detergente ou sabonete específico.

 Lavar escovar jantes com escova detergente

Para jantes revestidas em cerâmica use um produto de limpeza sem cera e pH neutro. Muitos produtos de limpeza têm cera o que reduz significativamente o efeito hidrofóbico da água.

Se não tiver um revestimento de cerâmica use um detergente para retirar cera. Isso ajudará a remover resíduos químicos deixados pelas rodas, deixando-as o mais limpas possível.



Etapa 4 – Enxague e lave completamente o veículo

Depois de concluir as etapas acima, enxague bem as jantes. É possível que durante esse processo, o sabão ou outros detritos tenham sido expelidos para outras partes do carro, remova também esses detritos com utensílios diferentes no fim de lavar bem as jantes.

Enxaguar jantes automóvel


A aplicação de um produto de limpeza com revestimento de cera irá reduzir a possibilidade de agentes ferrosos provenientes dos travões de se alojarem nas jantes e assim manter as jantes limpas por mais tempo.